Go Back   Wolfdog.org forum > Portugues > Criação

Criação Informações sobre criação, seleção, ninhadas...

 
 
Thread Tools Display Modes
Old 10-09-2011, 21:46   #1
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default Resolvendo alguns problemas

Acho que já está mais do que na hora de falarmos abertamente sobre alguns problemas que andam acontecendo, principalmente envolvendo Portugal.
Não deveria me meter na criação em Portugal, porém, devemos reconhecer que os portugueses serão a primeira escolha de brasileiros que desejam fazer a “surpresa” de importar um cão lobo, sendo assim, a criação da raça em ambos os países, de uma forma ou de outra, está conectada.

Não leve, de forma alguma, este tópico como uma crítica, o objetivo dele é debater o que está ocorrendo e trabalhar para melhorar a situação, para vocês, para nós e para a criação da raça, tenho certeza de que é isso o que todos querem, afinal, todos aqui amam o Cão Lobo Tchecoslovaco e tem alguma noção da situação em que a raça se encontra atualmente.

Primeiramente, há dois anos atrás, falando com alguns criadores renomados, ouvi uma visão muito negativa sobre os criadores portugueses.

Alguns fatos são conhecidos por uma maioria de criadores e por isso eles relutam em enviar animais para Portugal.

Uma das histórias amplamente conhecidas são as envolvendo Alistair Wolf z Peronowki e Balrog z Peronówki, cães que foram enviados para Portugal e que tiveram de ser resgatados pelo criador quando o dono dos cães quis revendê-los. O criador os resgatou e deu graças a deus por colocar a proibição da revenda dos mesmos em contrato.
NobrezaBranca, a criadora que lhe vendeu Jarabá estava avisada deste caso, e até hoje muita gente de pergunta como ela, que é conhecida por ser uma criadora séria, aceitou lhe vender tal cão.
Não bastando isso, você ainda foi até o fórum inglês perguntar sobre os filhotes de uma ninhada acidental, com um cão jovem de mais para ser testado para qualquer coisa, vindo de um canil pra lá de suspeito em diversos aspectos (tanto em relação a saúde dos cães e agora em relação a pureza racial), e depois escreve em outro tópico que quase enviou um de seus filhotes (lembrando, de uma ninhada acidental) para cá.

Pela base de dados temos o Lugar do Poço, que fez algumas ninhadas repetidas de pais vindos de linhas com alguma tendencia para Displasia Coxofemoral, mas que não fez qualquer exames de seus cães.
Eu sei que vocês do Lugar do Poço simplesmente são apaixonados pelos cães, amam a raça e tudo mais, também sei que vocês já usaram outros padreadores e até onde me foi dito, vocês também fizeram os exames de Displasia nos cães, porém, infelizmente, nada disso está publicado, não tem como qualquer criador ou mesmo proprietário bem informado desconfiar disso.

Pelo amor de Deus, não levem isto como uma crítica, mas como um alerta!
Eu não consigo imaginar que qualquer um destes fatos tenham sido feito por maldade, na verdade, o que rola aqui aparentemente é meramente desinformação e falta de organização, algo extremamente comum, principalmente pra nós, que temos poucas coisas em relação a raça na nossa língua.

Vamos dar um jeito nisso e mostrar que somos sérios?

Este tópico poderá ser futuramente apagado, quando chegarmos a uma conclusão e o problema for resolvido, porém, acho que seria honroso deixá-lo aqui, pois será uma prova de que quando tivemos problemas, nos organizamos, debatemos e arrumamos!
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif

Last edited by Nebulosa; 10-09-2011 at 22:17.
Nebulosa jest offline   Reply With Quote
 

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT +2. The time now is 03:55.


Powered by vBulletin® Version 3.8.1
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
(c) Wolfdog.org