Thread: Padrão
View Single Post
Old 13-04-2008, 17:14   #11
lugardopoco
Junior Member
 
lugardopoco's Avatar
 
Join Date: Dec 2006
Location: Mafra
Posts: 46
Default

Vou dar uma vista de olhos na página Da FCI, e tentar uma tradução actualizada do Estalão.
Quanto à formalização do estalão no Brasil, cumprimento o seu trabalho! Iniciar um estalão num país (neste caso, provavelmente num continente) é um trabalho de alguma responsabilidade. Pelo menos, tem a seu favor uma boa reacção dos juízes, que mostram alguma humildade na sua atitude em mostrarem-se voluntariosos em aprender sem a soberba de quererem mostrar que já sabem tudo sobre todas todas as raças.
Quanto às ilustrações que possibilitem uma melhor interpretação do Estalão, tenho comigo um livro intitulado "Il Cane Lupo Cecoslovacco" de Ing. Karel Hartl, Jindoich Jedlièka e Giancarlo Rinauro. Caso não tenha esta edição, posso enviar por e-mail o capítulo dedicado ao estalão. Tem uma série de ilustrações que embora simples são muito explicítas no seu objectivo. Gostaria de ajudar nesta odisseia de dar a conhecer a raça, porque por experiência própria, sei que é ingrato dar os nossos cães a avaliar a pessoas que não conhecem a raça, sendo assim, visualizam outras raças como padrão para dar o seu parecer. Já por 3 vezes, apercebi-me que o juiz estava a avaliar os meus cães, utilizando o estalão do Pastor Alemão como referência, o que é bastante desencorajador.
Quanto à injecção de novas linhagens em Portugal, estou a trabalhar nisso na cruza da Hevia (a nossa fêmea mais nova, filha de Aron e Queen). Estou à procura de um macho que contrarie os dois defeitos desta amiga (orelhas longas e dorso comprido). Acima de tudo, procuro um macho com um bom temperamento genético. Tinha muitos machos em vista no início da busca, mas a maior parte deles, têm demasiados antepassados em comum com a Hevia. Depois de os excluir, a lista ficou muito reduzida. Agora, estou na fase de investigar o seu temperamento. Algo que não posso ver nas fotos do "wolfdog.org". Estou a comunicar com vários criadores e proprietários de minha confiança de forma a conseguir restringir a lista a um macho. Já risquei vários devido a serem demasiado tímidos. Tenho muito orgulho no temperamento dos meus cães, logo faço questão de não o prejudicar com um cruzamento fundado apenas no aspecto ou no curriculum dum macho do qual não conheça o seu temperamento.
A Hevia tem apenas dois anos. Tenho muito tempo para escolher um bom par.
um abraço da "agência lusa":
Attached Images
File Type: jpg DSC_5358.JPG (60.8 KB, 7 views)
lugardopoco jest offline   Reply With Quote