Go Back   Wolfdog.org forum > Portugues > Exposições

Exposições Nossos êxitos nas exposições, como preparar um PLC para uma exposição, como lhe apresentar...

Reply
 
Thread Tools Display Modes
Old 09-03-2009, 21:39   #1
miguelcary17
cantodolobo.com
 
miguelcary17's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Turcifal - Torres Vedras
Posts: 46
Send a message via MSN to miguelcary17 Send a message via Skype™ to miguelcary17
Default Nacional e internacional de Vila Franca de Xira 09

Não sei se este forum serve também para nos babarmos dos nossos "filhos". Mas este fim de semana tivemos 3 pódios nas exposições de Vila Franca. Os nossos lobos checos já não concorrem contra eles próprios, como li por aì em critica às exposições de Portugal. Mas também concorrem contra outras raças e ganham!!!
A Ynu foi BIS 3, sábado e domingo. E a Queen não se deixou ficar para trás e lá foi buscar o 3º lugar do grupo, também com direito a pódio!
Miguel Félix, agora é sempre a subir!
Abraço a todos e desculpem este desabafo de pai babado
miguelcary17 jest offline   Reply With Quote
Old 09-03-2009, 23:41   #2
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Claro que serve!
Parabéns pelos resultados! Imagino o quanto é concorrida uma exposição aí quando trata-se de grupo.
Aqui o grupo 1 normalmente apresenta cães de muito boa qualidade mesmo não sendo em grande número, os mais conhecido são os nossos collies, porém, outras raças do grupo 1 não ficam para trás, a Jezebeth já pegou segundo lugar em junior, assim como terceiro lugar em adulto, é muito bom ver que alguém pelo menos reconheceu um pouco a raça no meio de outras tantas.

Sobre as criticas, sinceramente, eu adoro exposições caninas, acho um excelente local para trocar informações e reencontrar amigos, porém, não posso negar as críticas a elas devido ao que ocorre por trás dos bastidores por várias vezes, algumas vezes com uma cara de pau tão grande, que da vontade de oferecer abertamente oleo de peroba ao juíz, assim como condeno fortemente aqueles criadores que baseiam sua criação em resultados de exposições ou tentam afirmar a qualidade de seus cães pelos mesmos, isso independente de quem seja, independente do país, do número de cães ou de quem julgou, independente de raça.
Acho que esse seria um bom tópico para desenvolvermos.
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif
Nebulosa jest offline   Reply With Quote
Old 10-03-2009, 00:45   #3
miguelcary17
cantodolobo.com
 
miguelcary17's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Turcifal - Torres Vedras
Posts: 46
Send a message via MSN to miguelcary17 Send a message via Skype™ to miguelcary17
Default

Eu ando neste mundo das exposições há pouco tempo, mas já posso ir dando a minha opinião.
Sabes o que acho Paula (já fui ao teu perfil ver o teu nome e os teus cães), pelo que me deu a entender o mundo da canicultura em Portugal não é muito grande. Vêem sempre as mesmas caras. Acredito que o clube Português de canicultura seja a maçonaria dos cães cá de Portugal J Os juízes criam amizades, interesses com as pessoas que conhecem melhor. E não há dúvida nenhuma que beneficiam os conhecidos e amigos. Ou porque têm interesse no próprio cão ou porque têm interesse em serem chamados para as próximas exposições.
Eu ainda fui a pouca exposições mas uma coisa te garanto. Não confio minimamente nos juízes Portugueses. Não é que não goste deles. Até os compreendo.
Vê bem: se eu e o Miguel Félix fizéssemos um clube do Lobo checo cá em Portugal, convidássemos e pagássemos a uns juízes para virem julgar as nossas monográficas. Achas que os juízes não iriam beneficiar os nossos cães? Achas que iriam julgar com imparcialidade os cães das pessoas que os convidaram e pagaram para vir passar umas férias a Portugal?
Mas prefiro mil vezes ser julgado por juízes estrangeiros, que caiam aqui de pára-quedas. Acredito que alguém lhes chamem à atenção para um ou outro cão, mas até agora os julgamentos que os vi fazer foi com alguma imparcialidade.

Por isso vou a Bratislava em Outubro. Já tenho bilhete de avião e reserva de hotel! Quero fazer uma bonitação à minha cadela. Que acredito que seja feita com a maior das imparcialidades. E o interesse que tenho em lá ir, não é tanto pelo julgamento que farão da Ynu no concurso mas ver, entender e aprender mais sobre o lobo checo.


Abraço,

Miguel Cary
miguelcary17 jest offline   Reply With Quote
Old 10-03-2009, 01:18   #4
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Quote:
Originally Posted by miguelcary17
Vêem sempre as mesmas caras. Acredito que o clube Português de canicultura seja a maçonaria dos cães cá de Portugal
Juro que eu pensava ser um pouco diferente aí, me baseando pelas exposições do leste europeu, onde normalmente os proprietários apresentam seus cães para julgar, sem essa de handler profissional ou sempre mesmos participantes. Agora vejo que é um pouco mais parecido conosco, por acaso as exposições são tomadas por handlers profissionais também?


Quote:
Originally Posted by miguelcary17
Não confio minimamente nos juízes Portugueses. Não é que não goste deles. Até os compreendo.
Vendo que o cenário não é muito diferente do daqui (infelizmente já to achando que isso é uma doença espalhada a nível mundial) não se assuste quando perceber que os mesmos juízes portugueses comumente tem grandes amizades com juízes de fora, criadores de fora e assimpor diante, formando uma belissima panela.
Quando vou a uma exposição aqui normalmente pergunto a outros criadores os quais considero que fazemum trabalho sério de seleção, se os mesmos conhecem taljuíz ou se já foram julgados pelo mesmo, normalmente descubro assim se vale a pena gastar para mostrar a raça a tal pessoa ou não.
Não tenho nada contra os juízes terem amizades, tenho contra é o fato de muito deles alterarem seus julgamentos, fazendo os outros participantes de palhaço, apenas para darem a premiação a aquele conhecido, algo bem comum hoje em dia.
Te digo que uma das poucas vezes que não fiz este "rastreio" para saber mais sobre o juíz, me arrependi amargamente e não foi pelo simples fato d enão ter ganhoo prêmio, mas por ter sido um espetaculo deprimente de corrupção nitida, algo como escrever a palavra "trouxa" na testa dos outros participantes.


Quote:
Originally Posted by miguelcary17
Vê bem: se eu e o Miguel Félix fizéssemos um clube do Lobo checo cá em Portugal, convidássemos e pagássemos a uns juízes para virem julgar as nossas monográficas. Achas que os juízes não iriam beneficiar os nossos cães? Achas que iriam julgar com imparcialidade os cães das pessoas que os convidaram e pagaram para vir passar umas férias a Portugal?
Normalmente nestes casos ocorre sim um julgamento imparcial, normalmente o juíz em um país onde ele não conhece nem os cães e nem seus proprietários mais a fundo, ele acaba não tendo condições de julgar puxando para um lado ou para o outro, o que normalmente resulta em uma exposição bem interessante, a não ser que o clube já esteja corrupto, o que normalmente não é o caso de um clube novo, menor ainda as possibilidades de um clube onde existe a amizade entre todos os criadores, algo que hoje em dia é relativamente dificil de se encontrar.
Isso seria algo bem interessante de vocês tentarem fazer, mesmo sendo trabalhoso, acredito que valorizaria a raça em Portugal, assim como abriria oportunidades para vocês fazerem provas como SVP de forma acessivel aos proprietários de CLT's de Portugal, a mesma coisa para a Bonitação (principalmente para a Bonitação, já que o SVP até onde sei é reconhecido pela FCI).


Quote:
Originally Posted by miguelcary17
Por isso vou a Bratislava em Outubro. Já tenho bilhete de avião e reserva de hotel! Quero fazer uma bonitação à minha cadela. Que acredito que seja feita com a maior das imparcialidades.
É uma excelente idéia, principalmente pelo contato que tu vai ter com os criadores, porém, não te iluda, infelizmente grandes exposições, de especializadas à mundiais (principalmente quando as mesmas são feitas por juízes dos clubes, conhecidos, envolvidos, entre outros do gênero), são simplesmente tomadas pela politicagem, até mesmo mais do que as exposições gerais, infelizmente até onde sei, mesmo as bonitações não escapam muito disso.
Porém, é uma excelente oportunidade de mostrar a criação portuguesa ao país de origem, ver qualidades e defeitos para trabalhar no aperfeiçoamento depois, além de poder ver diversos padreadores e matrizes para futuramente planejar acasalamentos com padreadores mais longiqüos, te digo, será uma experiência única.
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif

Last edited by Nebulosa; 10-03-2009 at 01:26.
Nebulosa jest offline   Reply With Quote
Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off

Forum Jump


All times are GMT +2. The time now is 21:38.


Powered by vBulletin® Version 3.8.1
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd.
(c) Wolfdog.org