View Single Post
Old 21-06-2009, 21:51   #5
Nebulosa
Moderator
 
Nebulosa's Avatar
 
Join Date: Oct 2004
Location: Rio Grande do Sul
Posts: 1,334
Send a message via ICQ to Nebulosa Send a message via MSN to Nebulosa Send a message via Skype™ to Nebulosa
Default

Quote:
Originally Posted by Loba Branca View Post
Essas observações de máscaras, tbm servem para saarloos Wolfhound?
Em partes sim, mas o formato e até mesmo a cor da máscara do Saarloos é comumente diferente, enquanto no cão lobo checoslovaco o topo da cana nasal tem que ser preferencialmente marrom, no saarloos pode ser cinza, lobeiro ou marrom madeira, de acordo com a cor do pêlo.
Normalmente o formado da mascara do Saarloos também é diferente, sendo que a parte colorida não faz um angulo direto conforme se aproxima dos olhos, ela tende a ir praticamente reta até uma parte para depois fazer uma curva mais acentuada conforme se aproxima dos olhos.



Marrom madeira ( observe que ela sobe reto pela cana nasal até um ponto, e depois abre em volta dos olhos)


E de novo um exemplo de máscara



Normalmente os Saarloos apresentam o que chamamos de "oculos", seria uma marcação mais clara em volta dos olhos, cão lobo tchecoslovaco não.
A pelagem em volta dos olhos é mais clara, diferenciando em tonalidade, normalmente o que marca mesmo é um ponto bem mais claro nas sombrancelhas, como da pra ver na foto abaixo.



Alguns apresentam o óculos bem completo, sendo bem visível a pelagem mais clara em volta de todo o olho.
Isso não significa que não exista Saarloos com a mascara semelhante à do checoslovaco, mas aparentemente, quando ela tem o mesmo formado na cor marrom, tende a ter uma linha reta no topo da cana nasal de marrom mais escuro ( também não sei te afirmar se isso é algo mais comum dos mestiços entre as duas raças, ou se seria mesmo encontrado em Saarloos puros).

Acredito que se existir a máscara incompleta no Saarloos é um caso bem raro, mesmo pelo formado da máscara dele, mas sei que existe a máscara negra e a pouco marcada, pelo o que reparei, a mascara pouco marcada quando clara (quase branca) não é problema de fato, mas quando escura não é desejada, assim como a máscara negra, não sei responder se a mascara negra chega a caracterizar um defeito grave mas sei que é considerada falta, já que quebra a aparência lupina da raça.
__________________
http://www.wolfdog.org/forum/signaturepics/sigpic1100_1.gif

Last edited by Nebulosa; 15-10-2009 at 00:48.
Nebulosa jest offline   Reply With Quote